Questões de Atualidades do ENEM

Questões de Atualidades retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

cód. #3205

INEP - Atualidades - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 248 ações fiscais e resgatou um total de 1590 trabalhadores da situação análoga à de escravo, em 2014, em todo o país. A análise do enfrentamento do trabalho em condições análogas às de escravo materializa a efetivação de parcerias inéditas no trato da questão, podendo ser referenciadas ações fiscais realizadas com o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Disponível em: http://portal.mte.gov.br. Acesso em: 4 fev. 2015 (adaptado).


A estratégia defendida no texto para reduzir o problema social apontado consiste em:

A) Articular os órgãos públicos.
B) Pressionar o Poder Legislativo.
C) Ampliar a emissão das multas.
D) Limitar a autonomia das empresas.
E) Financiar as pesquisas acadêmicas.

A B C D E

cód. #3215

INEP - Atualidades - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia


Fala-se aqui de uma arte criada nas ruas e para as ruas, marcadas antes de tudo pela vida cotidiana, seus conflitos e suas possibilidades, que poderiam envolver técnicas, agentes e temas que não fossem encontrados nas instituições mais tradicionais e formais.

VALVERDE, R. R. H. F. Os limites da inversão: a heterotopia do Beco do Batman. Boletim Goiano de Geografia (Online). Goiânia, v. 37, n. 2, maio/ago. 2017 (adaptado).


A manifestação artística expressa na imagem e apresentada no texto integra um movimento contemporâneo de

A) regulação das relações sociais.
B) apropriação dos espaços públicos.
C) padronização das culturas urbanas.
D) valorização dos formalismos estéticos.
E) revitalização dos patrimônios históricos.

A B C D E

cód. #3229

INEP - Atualidades - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

TEXTO I

A centralização econômica, o protecionismo e a expansão ultramarina engrandeceram o Estado, embora beneficiassem a burguesia incipiente.

ANDERSON, P. In: DEYON, P. O mercantilismo. Lisboa: Gradiva,1989 (adaptado).


TEXTO II

As interferências da legislação e das práticas exclusivistas restringem a operação benéfica da lei natural na esfera das relações econômicas.

SMITH, A. A riqueza das Nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).


Entre os séculos XVI e XIX, diferentes concepções sobre as relações entre Estado e economia foram formuladas. Tais concepções, associadas a cada um dos textos, confrontam-se, respectivamente, na oposição entre as práticas de

A) valorização do pacto colonial — combate à livre-iniciativa.
B) defesa dos monopólios régios — apoio à livre concorrência.
C) formação do sistema metropolitano — crítica à livre navegação.
D) abandono da acumulação metalista — estímulo ao livre-comércio.
E) eliminação das tarifas alfandegárias — incentivo ao livre-cambismo.

A B C D E

cód. #3600

INEP - Atualidades - 2018 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.

DEMANT, P Israel: a crise próxima. História, n. 2, jul.-dez. 2014.


A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)

A) abdicação da interferência militar em conflito local.
B) busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional.
C) admissão da participação proativa em blocos regionais.
D) rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais.
E) compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais.

A B C D E

cód. #3572

INEP - Atualidades - 2018 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Um dos teóricos da democracia moderna, Hans Kelsen, considera elemento essencial da democracia real (não da democracia ideal, que não existe em lugar algum) o método da seleção dos líderes, ou seja, a eleição. Exemplar, neste sentido, é a afirmação de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos, por ocasião de uma eleição de 1902: “A cabine eleitoral é o templo das instituições americanas, onde cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar”.

BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).


As metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia fundamentada no(a)

A) justificação teísta do direito.
B) rigidez da hierarquia de classe.
C) ênfase formalista na administração.
D) protagonismo do Executivo no poder.
E) centralidade do indivíduo na sociedade.

A B C D E

cód. #3577

INEP - Atualidades - 2018 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.

AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado).


A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela

A) disponibilidade de rotas e terras férteis como base da dominação política.
B) proximidade de áreas populosas como afirmação da superioridade bélica.
C) submissão à hierarquia e à lei islâmica como controle do poder real.
D) fuga da península arábica como afastamento dos conflitos sucessórios.
E) ocupação de região fronteiriça como contenção do avanço mongol.

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