Questões de Física do ENEM

Questões de Física retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

cód. #75566

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Usando pressões extremamente altas, equivalentes às encontradas nas profundezas da Terra ou em um planeta gigante, cientistas criaram um novo cristal capaz de armazenar quantidades enormes de energia. Utilizando-se um aparato chamado bigorna de diamante, um cristal de difluoreto de xenônio (XeF2 ) foi pressionado, gerando um novo cristal com estrutura supercompacta e enorme quantidade de energia acumulada.
Inovação tecnológica. Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 7 jul. 2010 (adaptado).

Embora as condições citadas sejam diferentes do cotidiano, o processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia

A) armazenada em um carrinho de montanha-russa durante o trajeto.

B) armazenada na água do reservatório de uma usina hidrelétrica.

C) liberada na queima de um palito de fósforo.

D) gerada nos reatores das usinas nucleares.

E) acumulada em uma mola comprimida.

A B C D E

cód. #75467

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Em uma usina geradora de energia elétrica, seja através de uma queda-d'água ou através de vapor sob pressão, as pás do gerador são postas a girar. O movimento relativo de um ímã em relação a um conjunto de bobinas produz um fluxo magnético variável através delas, gerando uma diferença de potencial em seus terminais. Durante o funcionamento de um dos geradores, o operador da usina percebeu que houve um aumento inesperado da diferença de potencial elétrico nos terminais das bobinas.
Nessa situação, o aumento do módulo da diferença de potencial obtida nos terminais das bobinas resulta do aumento do(a)

A) intervalo de tempo em que as bobinas ficam imersas no campo magnético externo, por meio de uma diminuição de velocidade no eixo de rotação do gerador.

B) fluxo magnético através das bobinas, por meio de um aumento em sua área interna exposta ao campo magnético aplicado.

C) intensidade do campo magnético no qual as bobinas estão imersas, por meio de aplicação de campos magnéticos mais intensos.

D) rapidez com que o fluxo magnético varia através das bobinas, por meio de um aumento em sua velocidade angular.

E) resistência interna do condutor que constitui as bobinas, por meio de um aumento na espessura dos terminais.

A B C D E

cód. #75466

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Um estudante tem uma fonte de tensão com corrente contínua que opera em tensão fixa de 12 V. Como precisa alimentar equipamentos que operam em tensões menores, ele emprega quatro resistores de 100 Ω para construir um divisor de tensão. Obtém-se este divisor associando os resistores, como exibido na figura. Os aparelhos podem ser ligados entre os pontos A, B, C, D e E, dependendo da tensão especificada.


Ele tem um equipamento que opera em 9,0 V com uma resistência interna de 10 kΩ.
Entre quais pontos do divisor de tensão esse equipamento deve ser ligado para funcionar corretamente e qual será o valor da intensidade da corrente nele estabelecida?

A) Entre A e C; 30 mA.

B) Entre B e E; 30 mA.

C) Entre A e D; 1,2 mA

D) Entre B e E; 0,9 mA.

E) Entre A e E; 0,9 mA.

A B C D E

cód. #75455

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

As panelas de pressão reduzem o tempo de cozimento dos alimentos por elevar a temperatura de ebulição da água. Os usuários conhecedores do utensílio normalmente abaixam a intensidade do fogo em panelas de pressão após estas iniciarem a saída dos vapores.
Ao abaixar o fogo, reduz-se a chama, pois assim evita-se o(a)

A) aumento da pressão interna e os riscos de explosão.

B) dilatação da panela e a desconexão com sua tampa.

C) perda da qualidade nutritiva do alimento.

D) deformação da borracha de vedação.

E) consumo de gás desnecessário.

A B C D E

cód. #75453

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Os fones de ouvido tradicionais transmitem a música diretamente para os nossos ouvidos. Já os modelos dotados de tecnologia redutora de ruído — Cancelamento de Ruído (CR) — além de transmitirem música, também reduzem todo ruído inconsistente à nossa volta, como o barulho de turbinas de avião e aspiradores de pó. Os fones de ouvido CR não reduzem realmente barulhos irregulares como discursos e choros de bebês. Mesmo assim, a supressão do ronco das turbinas do avião contribui para reduzir a “fadiga de ruído”, um cansaço persistente provocado pela exposição a um barulho alto por horas a fio. Esses aparelhos também permitem que nós ouçamos músicas ou assistamos a vídeos no trem ou no avião a um volume muito menor (e mais seguro).
Disponível em: http://tecnoiogia.uol.com.br. Acesso em 21 abr. 2015 (adaptado).
A tecnologia redutora de ruído CR utilizada na produção de fones de ouvido baseia-se em qual fenômeno ondulatório?

A) Absorção.

B) Interferência.

C) Polarização.

D) Reflexão.

E) Difração.

A B C D E

cód. #75448

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Você foi contratado para sincronizar os quatro semáforos de uma avenida, indicados pelas letras O, A, B e C, conforme a figura.


Os semáforos estão separados por uma distância de 500 m. Segundo os dados estatísticos da companhia controladora de trânsito, um veículo, que está inicialmente parado no semáforo O, tipicamente parte com aceleração constante de 1 m s-2 até atingir a velocidade de 72 km h-1 e, a partir daí, prossegue com velocidade constante. Você deve ajustar os semáforos A, B e C de modo que eles mudem para a cor verde quando o veículo estiver a 100 m de cruzá-los, para que ele não tenha que reduzir a velocidade em nenhum momento.


Considerando essas condições, aproximadamente quanto tempo depois da abertura do semáforo O os semáforos A, B e C devem abrir, respectivamente?

A) 20 s, 45 s e 70 s.

B) 25 s, 50 s e 75 s.

C) 28 s, 42 s e 53 s.

D) 30 s, 55 s e 80 s.

E) 35 s, 60 s e 85 s.

A B C D E

cód. #75445

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento. Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados obtidos que um dos termômetros iluminados indicou um aumento de temperatura maior para uma determinada faixa de frequências.
SAYURI. M.; GASPAR, M. B. Infravermelho na sala de aula. Disponível em: www.cienciamao.usp.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado).
Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água, à mesma temperatura inicial, e separados por um material isolante térmico e refletor são posicionados lado a lado (A, B, C, D e E) no interior de uma caixa de material isolante térmico e opaco. A luz solar, ao entrar na caixa, atravessa o prisma e incide sobre os recipientes. O estudante aguarda até que ocorra o aumento da temperatura e a afere em cada recipiente.

Em qual dos recipientes a água terá maior temperatura ao final do experimento?

A) A

B) B

C) C

D) D

E) E

A B C D E

cód. #75443

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Os manuais de refrigerador apresentam a recomendação de que o equipamento não deve ser instalado próximo a fontes de calor, como fogão e aquecedores, ou em local onde incida diretamente a luz do sol. A instalação em local inadequado prejudica o funcionamento do refrigerador e aumenta o consumo de energia.
O não atendimento dessa recomendação resulta em aumento do consumo de energia porque

A) o fluxo de calor por condução no condensador sofre considerável redução.

B) a temperatura da substância refrigerante no condensador diminui mais rapidamente.

C) o fluxo de calor promove significativa elevação da temperatura no interior do refrigerador.

D) a liquefação da substância refrigerante no condensador exige mais trabalho do compressor.

E) as correntes de convecção nas proximidades do condensador ocorrem com maior dificuldade.

A B C D E

cód. #75442

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Um mergulhador fica preso ao explorar uma caverna no oceano. Dentro da caverna formou-se um bolsão de ar, como mostrado na figura, onde o mergulhador se abrigou.


Durante o resgate, para evitar danos a seu organismo, foi necessário que o mergulhador passasse por um processo de descompressão antes de retornar à superfície para que seu corpo ficasse novamente sob pressão atmosférica. O gráfico mostra a relação entre os tempos de descompressão recomendados para indivíduos nessa situação e a variação de pressão.

Considere que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m s-2 e que a densidade da água seja de p = 1 000 kg m-3.
Em minutos, qual é o tempo de descompressão a que o mergulhador deverá ser submetido?

A) 100

B) 80

C) 60

D) 40

E) 20

A B C D E

cód. #75441

INEP - Física - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

A Torre Eiffel, com seus 324 metros de altura, feita com treliças de ferro, pesava 7 300 toneladas quando terminou de ser construída em 1889. Um arquiteto resolve construir um protótipo dessa torre em escala 1:100, usando os mesmos materiais (cada dimensão linear em escala de 1:100 do monumento real). Considere que a torre real tenha uma massa Mtorre e exerça na fundação sobre a qual foi erguida uma pressão Ptorre. O modelo construído pelo arquiteto terá uma massa Mmodelo e exercerá uma pressão Pmodelo.

Como a pressão exercida pela torre se compara com a pressão exercida pelo protótipo? Ou seja, qual é a razão entre as pressões (Ptorre)/(Pmodelo) ?

A) 100

B) 101

C) 102

D) 104

E) 106

A B C D E

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