Questões de Raciocínio Lógico do ENEM

Questões de Raciocínio Lógico retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

cód. #3133

INEP - Raciocínio Lógico - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Após o Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP) incluir a linha de autopeças em campanha veiculada contra a falsificação, as agências fiscalizadoras divulgaram que os cinco principais produtos de autopeças falsificados são: rolamento, pastilha de freio, caixa de direção, catalisador e amortecedor.

Disponível em: www.oficinabrasil.com.br. Acesso em: 25 ago. 2014 (adaptado).


Após uma grande apreensão, as peças falsas foram cadastradas utilizando-se a codificação:

1: rolamento, 2: pastilha de freio, 3: caixa de direção, 4: catalisador e 5: amortecedor.

Ao final obteve-se a sequência: 5, 4, 3, 2, 1, 2, 3, 4, 5, 4, 3, 2, 1, 2, 3, 4, 5, 4, 3, 2, 1, 2, 3, 4, ... que apresenta um padrão de formação que consiste na repetição de um bloco de números. Essa sequência descreve a ordem em que os produtos apreendidos foram cadastrados.

O 2 015º item cadastrado foi um(a)

A) rolamento.
B) catalisador.
C) amortecedor.
D) pastilha de freio.
E) caixa de direção.

A B C D E

cód. #3149

INEP - Raciocínio Lógico - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Um casal planejou uma viagem e definiu como teto para o gasto diário um valor de até R$ 1 000,00. Antes de decidir o destino da viagem, fizeram uma pesquisa sobre a taxa de câmbio vigente para as moedas de cinco países que desejavam visitar e também sobre as estimativas de gasto diário em cada um, com o objetivo de escolher o destino que apresentasse o menor custo diário em real.

O quadro mostra os resultados obtidos com a pesquisa realizada.




Nessas condições, qual será o destino escolhido para a viagem?

A) Austrália.
B) Canadá.
C) EUA.
D) França.
E) Reino Unido.

A B C D E

cód. #3152

INEP - Raciocínio Lógico - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

A Hydrangea macrophylla é uma planta com flor azul ou cor-de-rosa, dependendo do pH do solo no qual está plantada. Em solo ácido (ou seja, com pH < 7) a flor é azul, enquanto que em solo alcalino (ou seja, com pH > 7) a flor é rosa. Considere que a Hydrangea cor-de-rosa mais valorizada comercialmente numa determinada região seja aquela produzida em solo com pH inferior a 8. Sabe-se que pH = - log10x, em que x é a concentração de íon hidrogênio (H+).

Para produzir a Hydrangea cor-de-rosa de maior valor comercial, deve-se preparar o solo de modo que x assuma

A) qualquer valor acima de 10−8.
B) qualquer valor positivo inferior a 10−7.
C) valores maiores que 7 e menores que 8.
D) valores maiores que 70 e menores que 80.
E) valores maiores que 10−8 e menores que 10−7.

A B C D E

cód. #3153

INEP - Raciocínio Lógico - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Um grupo de países criou uma instituição responsável por organizar o Programa Internacional de Nivelamento de Estudos (PINE) com o objetivo de melhorar os índices mundiais de educação. Em sua sede foi construída uma escultura suspensa, com a logomarca oficial do programa, em três dimensões, que é formada por suas iniciais, conforme mostrada na figura.



Essa escultura está suspensa por cabos de aço, de maneira que o espaçamento entre letras adjacentes é o mesmo, todas têm igual espessura e ficam dispostas em posição ortogonal ao solo, como ilustrado a seguir.



Ao meio-dia, com o sol a pino, as letras que formam essa escultura projetam ortogonalmente suas sombras sobre o solo.


A sombra projetada no solo é

A)



B)



C)



D)



E)



A B C D E

cód. #3155

INEP - Raciocínio Lógico - 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Uma empresa confecciona e comercializa um brinquedo formado por uma locomotiva, pintada na cor preta, mais 12 vagões de iguais formato e tamanho, numerados de 1 a 12. Dos 12 vagões, 4 são pintados na cor vermelha, 3 na cor azul, 3 na cor verde e 2 na cor amarela. O trem é montado utilizando-se uma locomotiva e 12 vagões, ordenados crescentemente segundo suas numerações, conforme ilustrado na figura.



De acordo com as possíveis variações nas colorações dos vagões, a quantidade de trens que podem ser montados, expressa por meio de combinações, é dada por

A) C412 x C312 x C312 x C212
B) C412 + C38 + C35 + C22
C) C412 x 2 x C38 x C25
D) C412 + 2 x C312 + C212
E) C412 x C38 x C35 x C22

A B C D E

cód. #4248

INEP - Raciocínio Lógico - 2011 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

José e Antônio discutiam qual dos dois teria mais chances de acertar na loteria. José tinha gasto R$ 14,00 numa aposta de 7 números na Mega-Sena, enquanto Antônio gastou R$ 15,00 em três apostas da quina, não repetindo números em suas apostas. Na discussão, eles consideravam a chance de José acertar a quadra da Mega-Sena e de Antônio acertar o terno da Quina.




Nessas condições, a razão entre as probabilidades de acerto de José e de Antônio nos menores prêmios de cada loteria é

A)

o que mostra que Antônio tem mais chances 3114 de acertar.


B)

o que mostra que Antônio tem mais chances de acertar.


C)

o que mostra que José tem mais chances de acertar.


D)

o que mostra que Antônio tem mais chances de acertar.


E)

o que mostra que José tem mais chances de acertar.


A B C D E

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