Questões de Sociologia do ENEM

Questões de Sociologia retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

cód. #75300

INEP - Sociologia - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia - Digital

TEXTO I


C = M + D − R. A equação, desenvolvida pelo economista Robert Klitgaard, descreve a corrupção. Traduzindo-a em palavras, temos que a corrupção (C) é dada pelo grau de monopólio (M) existente no serviço público, mais o poder discricionário (D) que as autoridades têm para tomar decisões, menos a responsabilização (R), que é basicamente a existência de mecanismos de controle. Outras versões da fórmula acrescentam ao R uma dimensão moral, que também funcionaria como barreira contra a cultura da corrupção.


SCHWARTSMAN, H. Fórmula da corrupção. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2015 (adaptado).


TEXTO II


Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor. A corrupção não está ligada apenas ao grau de institucionalização, à amplitude do setor público e ao ritmo das mudanças sociais; está também relacionada com a cultura das elites e das massas. Depende da percepção que tende a variar no tempo e no espaço.


BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 2009 (adaptado).
O segundo texto complementa a compreensão do fenômeno da corrupção tal como abordado no primeiro texto, na medida em que

A) comprova a limitação do sistema normativo pátrio.

B) evidencia a atuação de agentes externos ao Estado.

C) elucida o padrão de idoneidade do setor empresarial.

D) minimiza a capacidade de mobilização da sociedade civil.

E) demonstra a influência dos atores vinculados ao Judiciário.

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cód. #75305

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Entenda a crise na Ucrânia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.


Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).


A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

A) espaço vital.

B) limite fronteiriço.

C) estrutura bipolar.

D) identificação cultural.

E) autonomia econômica.

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cód. #75318

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Numa democracia representativa, como é o Brasil, o direito de votar para escolha dos governantes, que irão ocupar os cargos do Executivo e do Legislativo, é um dos direitos fundamentais da cidadania. Na impossibilidade de participação direta do povo nas decisões que deverão ser tomadas a respeito de questões da máxima relevância para o interesse público, a escolha de representantes para o desempenho dessas tarefas foi o caminho encontrado para que as opções reflitam a vontade do povo.


DALLARI, D. Em busca da democracia representativa. Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015.


Na perspectiva apontada no texto, a consolidação da democracia no Brasil baseia-se na representação popular por meio dos(as)

A) fóruns sociais.

B) partidos políticos.

C) conselhos federais.

D) entidades de classe.

E) organizações não governamentais.

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cód. #75330

INEP - Sociologia - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia - Digital

No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.


SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.


Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

A) vinculada ao abandono da felicidade terrena.

B) contrária aos princípios econômicos liberais.

C) promovedora da dimensão política da vida cotidiana.

D) estimuladora da igualdade social como direito divino.

E) adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.

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cód. #75153

INEP - Sociologia - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Tu é um termo que não figura muito bem nos desenvolvimentos modernos e contemporâneos da ética e da política. Com efeito, muitos movimentos revolucionários (que variam do comunismo tradicional ao feminismo da irmandade) parecem compartilhar de um código linguístico curioso baseado na moral intrínseca dos pronomes. O nós é sempre positivo, o vós é um aliado possível, o eles tem o rosto de um antagonista, o eu é impróprio, e o tu é, obviamente, supérfluo.
CAVARERO, A. Relating Narratives apud BUTLER, J. Relatar a si mesmo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (adaptado).
Um dos principais problemas morais da contemporaneidade, conforme mencionado no texto, reside na dificuldade em

A) construir o diálogo coletivo.

B) demarcar a presença do ego.

C) viabilizar a afetividade pessoal.

D) reconhecer a alteridade singular.

E) ultrapassar a experiência intersubjetiva.

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cód. #75487

INEP - Sociologia - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada.


NOGUEIRA, C. W. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão sexual do trabalho?

In ANTUNES, R, et al. Infoproletários degradação real do trabalho virtual.

São Paulo. Bomtempo, 2009.


A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)

A) estagnação de direitos adquiridos e do anacronismo da legislação vigente.

B) manutenção do status quo gerencial e dos padrões de socialização familiar.

C) desestruturação da herança patriarcal e das mudanças do perfil ocupacional.

D) disputas na composição sindical e da presença na esfera político-partidária.

E) exigências de aperfeiçoamento profissional e de habilidades na competência diretiva.

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cód. #75494

INEP - Sociologia - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

O fenômeno histórico conhecido como "tráfico de coolies" esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.
SANTOS. M. A. Migrações e trabalho sob contrato no século XIX, História, n, 12. 2017
A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

A) Oferta de contrato formal.

B) Origem étnica dos grupos de trabalhadores.

C) Conhecimento das tarefas desenvolvidas.

D) Controle opressivo das vidas dos indivíduos.

E) Investimento requerido dos empregadores.

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cód. #75495

INEP - Sociologia - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

O toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de acumulação.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Botempo. 2009 (adaptado)
A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise, foi o(a)

A) expansão dos grandes estoques.

B) incremento da fabricação em massa.

C) adequação da produção à demanda.

D) aumento da mecanização do trabalho.

E) centralização das etapas de planejamento.

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cód. #75503

INEP - Sociologia - 2021 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia

Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.
ANTUNES. R. O século XX e a era da degradação do trabalho, ln: SILVA. J. P (Org.). Por uma sociologia do século XX. São Paulo Annablume, 2007 (adaptado).
O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve inicio a partir do surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela

A) reforma higienista, que combateu o caráter excessivo e insalubre do trabalho fabril.

B) Reforma Protestante, que expressou a importância das atividades laborais no mundo secularizado.

C) força do sindicalismo, que emergiu no esteio do anarquismo reivindicando direitos trabalhistas.

D) participação das mulheres em movimentos sociais, defendendo o direito ao trabalho.

E) visão do catolicismo, que, desde a Idade Média, defendia a dignidade do trabalho e do lucro.

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cód. #75514

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Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant — para frente). Disponível em www.ebc.com.br Acesso em: 6 jul. 2015

A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:

A) Massificação da arte erudita.

B) Rejeição de hábitos elitistas.

C) Laicização dos rituais religiosos.

D) Restauração dos costumes antigos.

E) Apropriação de práticas estrangeiras.

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