Questões de Educação Artística do ENEM

Questões de Educação Artística retiradas das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

cód. #5384

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

A obra Les desmoiselles dAvignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por

A) produção de máscaras ritualísticas africanas.
B) rituais de fertilidade das comunidades celtas.
C) festas profanas dos povos mediterrâneos.
D) culto à nudez de populações aborígenes.
E) danças ciganas do sul da Espanha.

A B C D E

cód. #5405

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é representativa da arte contemporânea brasileira e tem o traço estrutural marcado por elementos como

A) o corte e a dobra.
B) a força e a visualidade.
C) o adereço e a expressão.
D) o rompimento e a inércia.
E) a decomposição e a articulação.

A B C D E

cód. #5417

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas

A) nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá.
B) nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk.
C) nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação.
D) nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk.
E) nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap.

A B C D E

cód. #5419

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

A técnica da décollage, utilizada pelo artista Mimmo Rotella em sua obra Marilyn, é um procedimento artístico representativo da década de 1960 por

A) visar a conservação das representações e dos registros visuais.
B) basear-se na reciclagem de material gráfico, contribuindo para a sustentabilidade.
C) encobrir o passado, abrindo caminho para novas formas plásticas, pela releitura.
D) fazer conviver campos de expressão diferentes e integrar novos significados.
E) abolir o trabalho manual do artista na confecção das imagens recontextualizadas.

A B C D E

cód. #5421

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

                 

TEXTO II

      A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.

                                        LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989

A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do

A) Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
B) Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
C) Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
D) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
E) Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.

A B C D E

cód. #5576

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

A principal razão pela qual se infere que o espetáculo retratado na fotografia é uma manifestação do teatro de rua é o fato de

A) dispensar o edifício teatral para a sua realização.
B) utilizar figurinos com adereços cômicos.
C) empregar elementos circenses na atuação.
D) excluir o uso de cenário na ambientação.
E) negar o uso de iluminação artificial.

A B C D E

cód. #5588

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

                

      A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição in>

           Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado)

A função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porque

A) o projeto artístico acontece ao ar livre.
B)

o observador da obra atua como seu criador.


C) a obra integra-se ao espaço artístico e botânico.
D) as letras-vaso são utilizadas para o plantio de mudas.
E) as mulheres da comunidade participam na confecção das peças.

A B C D E

cód. #5604

INEP - Educação Artística - 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Colcha de retalhos representa a essência do mural e convida o público a

A) apreciar a estética do cotidiano.
B) interagir com os elementos da composição.
C) refletir sobre elementos do inconsciente do artista.
D) reconhecer a estética clássica das formas.
E) contemplar a obra por meio da movimentação física.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.